Aeronave interceptada em Divinópolis transportava droga vinda da Venezuela; dois homens foram presos e armas apreendidas
Uma tonelada de skunk foi apreendida em uma aeronave de pequeno porte na noite de quinta-feira (31), na região de Divinópolis, entre os municípios de Rurópolis e Itaituba, no sudoeste do Pará. Além da droga, dois homens foram presos, duas caminhonetes e duas armas foram apreendidas.
A operação foi coordenada pela inteligência da Polícia Militar do Pará, com apoio de oito viaturas e suporte aéreo. A aeronave interceptada é do modelo Sêneca.
Droga saiu da Venezuela e pousou em pista clandestina no Pará
O monitoramento da movimentação começou em maio deste ano, com foco na rota do narcotráfico internacional. Segundo as investigações, a droga saiu do sul da Venezuela e foi descarregada em uma pista clandestina nas proximidades da vila de Divinópolis. Um segundo avião, possivelmente do modelo Baron, ainda está sendo procurado pelas forças de segurança.
As informações preliminares apontam o envolvimento de um venezuelano e um brasileiro no transporte da carga ilícita. A operação foi motivada por mudanças estratégicas adotadas por facções criminosas, que, diante do bloqueio de rotas fluviais, passaram a utilizar aeronaves para o transporte de entorpecentes.
Facções tentam burlar monitoramento com transporte aéreo
“As facções utilizam diversos modais para o transporte de entorpecentes, como fluvial e aéreo, tentando burlar o sistema de monitoramento. Desta vez, o combate foi feito pelo ar. Monitoramos a movimentação dessa aeronave desde o mês de maio e conseguimos interceptá-la”, declarou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior.
De acordo com os militares, as guarnições iniciaram a operação por volta de 3h da madrugada e enfrentaram dificuldades para alcançar a área do pouso clandestino, de difícil acesso e já conhecida por ser utilizada por organizações criminosas.
Operação segue para localizar segunda aeronave
A ação policial continua, com apoio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), em busca da segunda aeronave e de outros possíveis envolvidos. O secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, destacou o volume expressivo de drogas apreendidas em 2024.
“Especialmente nesta ocasião, nós apreendemos cerca de uma tonelada de skunk que havia sido transportada em aeronave, vinda possivelmente da Venezuela, e que as forças de segurança monitoraram e conseguiram apreender. Desta forma, é mais uma tonelada aprendida, certamente caminhando para um novo ano histórico em apreensões de drogas no Pará”, afirmou o titular da Segup.
Fonte: O Liberal