A universalização do saneamento em Barcarena está cada vez mais próxima. Localizado a 120 km de Belém, o município já alcançou 90% de cobertura com rede de abastecimento de água tratada e 70% com rede coletora de esgoto. Os avanços fazem parte do programa Trata Bem Barcarena, da concessionária Águas de São Francisco, que transformará a cidade até a COP 30, tornando-a a primeira da Amazônia com acesso integral aos serviços de água potável e esgotamento sanitário.
Até agora, foram implantados 78,4 km de redes de abastecimento de água, beneficiando moradores dos bairros Águas Verdes, Jardim das Palmeiras, Renascer com Cristo, Fátima, Boa Vista, Fazendinha, Beira Rio e Cupuaçu. Atualmente, as obras seguem em Itupanema e Vila Nova, e, em breve, os bairros Novo, Zita Cunha, Barbolândia, Bom Futuro e Burajuba também serão atendidos. Até a COP 30, mais 40 km de novas redes serão implantadas.
Na área de esgotamento sanitário, o programa já concluiu 138 km de redes, com obras finalizadas nos bairros Pioneiros, Vila dos Cabanos, Jardim Cabanos e Jardim Paraíso. Os serviços seguem em andamento em diversas localidades, incluindo São José, Luz Divina, Renascer com Cristo, Fátima, Beira Rio, Águas Verdes, Jardim das Palmeiras, Murucupi, Laranjal, Zita Cunha, Novo, Centro, Nazaré, Betânia, Pedreira, Comercial, Novo Horizonte, Novo Paraíso, São Francisco, Boa Vista e Itupanema. Em breve, Vila Nova e Vila do Conde também receberão obras de extensão de rede.

Para Rosileni Trindade, moradora do bairro Novo Paraíso, o avanço representa uma melhoria significativa na qualidade de vida. Ela já utiliza os serviços de água da concessionária e aguarda a chegada da rede de esgoto em sua rua.
“Eu avalio a chegada das obras do Trata Bem Barcarena como algo muito positivo, porque onde tem saneamento tudo melhora. Todo o investimento que está sendo feito vai trazer melhorias para a vida dos moradores. Tenho certeza de que, quando a obra for concluída, vai ficar muito bom”, afirmou.
Além das redes de água e esgoto, o município também avança nas obras de ampliação das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) Cabanos I e Pioneiros, e na construção da nova ETE Barcarena Sede, que terá capacidade para tratar 2,5 milhões de litros de esgoto por dia. Com a operação das três unidades, a capacidade total de tratamento chegará a 6,1 milhões de litros diários, beneficiando cerca de 65 mil moradores. Nos próximos meses, também terão início as obras das novas ETEs Beira Rio, Itupanema e Vila do Conde, ampliando ainda mais a cobertura do sistema.
Paralelamente ao avanço físico das obras, a Águas de São Francisco tem atuado para garantir a qualidade da pavimentação asfáltica, estreitar o diálogo com as comunidades e ampliar a comunicação com a população.
“O ritmo das obras e o engajamento da nossa equipe refletem o nosso foco em transformar Barcarena em referência para o saneamento na região amazônica. Seguimos comprometidos com essa missão e à disposição da comunidade para continuar avançando. Estamos próximos de concluir as obras. Barcarena vive uma revolução no saneamento”, destacou Agnaldo Mendes, diretor da Águas de São Francisco.

Tarifa Social
Além dos investimentos em infraestrutura, a Águas de São Francisco também mantém o compromisso com a inclusão social por meio da Tarifa Social, um benefício que oferece desconto de 50% na conta de água e esgoto para famílias de baixa renda que vivem em situação de vulnerabilidade. Atualmente, mais de 12 mil pessoas são beneficiadas pelo programa em Barcarena.
Trata Bem Barcarena
O programa Trata Bem Barcarena é uma iniciativa da Águas de São Francisco, em parceria com a Prefeitura de Barcarena. Lançado em julho de 2024, prevê investimentos de R$ 228 milhões em infraestrutura de água e esgoto, com a meta de implantar 228 km de rede coletora de esgoto e 118 km de rede de abastecimento de água até a realização da COP 30, em novembro deste ano, em Belém.
Além das redes, o programa também inclui a ampliação de duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), a construção de quatro novas unidades e a instalação de 41 Estações Elevatórias de Esgoto, consolidando Barcarena como um modelo de transformação em saneamento básico na Amazônia.
A população pode acompanhar o andamento das obras e o cronograma semanal de execução dos serviços pelo site oficial da Águas de São Francisco e pelas redes sociais da concessionária. Em caso de dúvidas ou ocorrências durante o período das obras, os moradores podem acionar as equipes de campo ou entrar em contato pelos canais de atendimento: 0800 933 1000 (ligação gratuita e WhatsApp), site www.aguasdesaofrancisco.com.br e aplicativo Águas APP.
