CBF manifesta interesse em trazer o torneio para o Brasil, e o estádio Mangueirão deve ser avaliado para sediar partidas
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, já sinalizou que a entidade tem interesse em sediar o Mundial de Clubes de 2029 no Brasil. Com isso, Belém deve entrar na rota para ser uma das cidades-sede da competição.
Segundo uma fonte do Núcleo de Esportes de O Liberal, Belém será considerada pela CBF no momento da elaboração da lista de cidades que poderão receber partidas do torneio.
Contudo, para isso, a capital paraense precisará atender a alguns requisitos da CBF e da própria FIFA, entidade responsável pela organização do campeonato. A cidade deverá apresentar um projeto de infraestrutura, envolvendo o Mangueirão, principal palco do futebol local.
O estádio também passará por uma rigorosa avaliação por parte da CBF e da FIFA. O Mangueirão foi reformado recentemente, com aumento da capacidade e melhorias estruturais que proporcionaram mais conforto ao público.
Atualmente, o Remo tem utilizado o estádio para mandar seus jogos da Série B, mas o local também é palco de shows e outros eventos. No início de 2025, o Mangueirão recebeu a final da Supercopa do Rei, disputada entre Flamengo e Botafogo.
Além disso, em 2023, a Seleção Brasileira estreou nas Eliminatórias da Copa do Mundo contra a Bolívia, no Mangueirão. Em 2024, a equipe também utilizou o estádio para treinamentos.
A princípio, a segunda edição da Copa do Mundo de Clubes deve manter o mesmo formato, com 32 equipes. No entanto, a FIFA estuda ampliar o número de participantes para 48, com fase de grupos e mata-mata. A competição deve ocorrer entre junho e julho.
Vale destacar que Belém também foi candidata para sediar a Copa do Mundo masculina de 2014 e a Copa do Mundo Feminina de 2027, confirmada para o Brasil. Apesar da grande expectativa, a capital paraense ficou de fora das edições.
Fonte: O Liberal